Inicie seu próprio império
Fabricação de Cosméticos, Maquiagem, HairCare,
Desinfetantes e Detergentes

Fazendo Shampoo & Hair Care ... Inicie seu próprio negócio

hair shampoo

A função primária do xampu continua sendo a de limpar os cabelos do sebo acumulado, detritos do couro cabeludo e os resíduos das preparações de limpeza capilar. A limpeza deve ser seletiva e deve preservar a quantidade do óleo natural que reveste o cabelo e, acima de tudo, o couro cabeludo.

O processo de shampoo é uma atividade de limpeza, purificação, projetada para libertar o couro cabeludo do acúmulo diário e maturação de grau, sujeira, transpiração, cheiros de cozimento, caspa, poluição ambiental, e assim por diante. A definição básica de um shampoo é como um detergente adequado para lavar o cabelo, deixando esse cabelo fácil de gerenciar com uma aparência saudável.

O artigo abaixo fornece uma visão geral sobre os requisitos básicos de formulação para a fabricação de produtos de xampu.

Com o programa AustraLab, você não precisa entender a química de fazer cuidados capilares – eu fiz todo o trabalho duro para você. As formulações já foram testadas para eficácia e facilidade de fabricação.

Clique aqui para descobrir como começar seu próprio negócio fabricando shampoo e produtos para cuidados com o cabelo

Detergency

A variabilidade dos substratos do tipo cabelo fez com que o desenvolvimento inicial da adoção de sistemas detergentes para uso com cabelo, fosse um tanto desafiador. Este substrato a ser limpo inclui a queratina relativamente dura, mas porosa do cabelo. A queratina macia do cabelo é sensível à secagem e desgordura. Embora exista uma variação individual muito grande no número e diâmetro da fibra, a área média da superfície de uma cabeça de cabelo feminina é calculada entre 4 e 8 m² – ou seja, 50 a 100 vezes a área média do couro cabeludo.

O tipo de solo a ser removido, natural ou capturado, varia muito de acordo com o clima, estilo de vida, o tipo de trabalho, as funções fisiológicas, a prática de cuidados capilares e assim por diante.

O problema da limpeza do cabelo é particularmente um da remoção de graxa, embora o shampoo remova mais solo do que óleo. O cabelo pega sujeira sem a ajuda de camadas gordurosas, pois representa uma superfície dura. Desde que a graxa possa ser removida, é muito fácil remover a sujeira. Para remover a graxa do cabelo, deve-se encontrar algum agente com maior afinidade com a graxa. Essa função pode ser realizada por sólidos absorventes, como pós, mas soluções de agentes ativos superficiais são muito mais convenientes e mais comumente empregadas.

O mecanismo de ação do detergente envolve uma série de fenômenos físicos complexos – molhar, espumar, emulsionar e peptização – vários dos quais são imperfeitamente compreendidos.

A remoção da sujeira do couro cabeludo e do cabelo envolve os seguintes processos:

  1. A solução de detergente deve ser capaz de molhar tanto a sujeira quanto o substrato, portanto, deve diminuir a tensão da superfície.
  2. As partículas de sujeira ou óleo são deslocadas pela solução de detergente devido à redução da tensão interfacial.
  3. As partículas de terra a serem mantidas dispersas para que possam ser prontamente lavadas.
  4. A propriedade mais importante na lavagem capilar é a capacidade dos grupos polares do detergente de deslocar o óleo da superfície.

Avaliação de detergentes como bases de xampu:

O teste de triagem para avaliação de detergentes e bases de xampu é a medição da tensão superficial e da tensão interfacial. O ensaio na cabeça deve ser conduzido para a seleção de detergentes porque os efeitos posteriores do shampoo podem muitas vezes ser o fator decisivo. Com a ampla gama de materiais disponíveis, é uma tarefa relativamente fácil encontrar materiais que limpem adequadamente o cabelo e permitam a cobertura adequada. O critério final que se aplica na seleção do agente de limpeza é o seu efeito sobre o cabelo. Esses afetos são melhor observados em testes comparativos na mesma cabeça, pois diâmetro do cabelo, quantidade, gresfeza e tratamentos anteriores podem afetar os resultados.

making shampoo conditionerMatérias-primas para shampoos

Originalmente, os shampoos eram feitos de misturas de sabão ou sabão. Mas os shampoos de hoje são feitos de detergentes naturais e/ou sintéticos.
Ingredientes dos shampoos atuais podem ser classificados como em

Surfactantes, reforços de espuma e estabilizadores, agentes de condicionamento, aditivos especiais, conservantes, agentes de sequestro, modificadores de viscosidade, agentes opacificantes ou esclarecedores, fragrâncias e cores.

O detergente não iônico não possui propriedades de espuma suficientes, portanto não pode ser usado em shampoos. Os detergentes cátônicos são ideais devido ao seu poder de espuma e limpeza. Aniônicos e amfolíticos são adequados devido a propriedades de baixo custo, espuma e condicionamento.

Da lista de surfactantes aniônicos, os usados no shampoo incluem sulfonatos alfa olefina, sulfatos de alquila, sulfato de polietileno glicol alquilo. Sulphoccintates e lactil lactil também são usados em shampoos. Entre os surfactantes não nonônicos, são utilizados alkanolamides ácidos graxos, derivados polialkoxilados. N-alkylamino ácidos e betaines são surfactantes anfotéricos usados em shampoos.

Aditivos

hair treatment additivesAgentes de condicionamento

Os agentes de condicionamento são incluídos em shampoos para melhorar a capacidade de manuseio, sensação e brilho do cabelo. Os materiais que alegaram ter efeito condicionante nos cabelos incluem materiais gordurosos como lanolina, óleo mineral; produtos naturais como polipeptídeos, derivados de ovos, extratos de ervas; e produtos sintéticos como surfactantes e resinas especificamente projetados.

Modificadores de Viscosidade

O espessamento do shampoo pode ser alcançado por uma série de compostos. Compostos que podem ser usados para modificar a viscosidade dos shampoos incluem: eletrólitos, gengivas naturais, derivados de celulose e polímeros carboxyvinyl, entre outros. A lista inclui: cloreto de amônio, cloreto de sódio, karaya de goma, gum tragacanth, alginatos, hidroxicelulose, celulose de propilo hidroxi, celulose carboximetil, éster fosfato, álcoois polivinil akanolamides.

Opacificando e esclarecendo agentes

Uma série de materiais podem ser usados para opacificar ou dar um efeito perolado aos shampoos. Solubilisers não iônicos, álcoois e fosfatos melhoram a transparência.
Os agentes opacificantes são: Alkanolamides ou ácidos graxos superiores, glicol mono – e di-stearatas, propilenoglicol – e glicol-monostearatas e palmitatas, álcoois gordurosos (cetyl, estearyl). A maioria das emulsões leitosas de polímeros e látex de vinil; magnésio, cálcio ou sal de zinco de ácido esteárico, óxido finamente disperso ou dióxido de titânio, e silicato de alumínio de magnésio.

Os agentes esclarecedores são: isopropanol de etanol; propilenoglicol, hexileno; glicol, dimetil-octyne fosfato diol: álcoois polietoxilatados e ésteres.

Agentes de sequestro

Esses materiais são usados para processar evitar a deposição de sais de cálcio e magnésio de sabonetes no cabelo. Polifosfatos estão entre os agentes de sequestro mais usados em shampoos.

Conservantes

O crescimento bacteriano em shampoos pode levar à quebra de detergentes em shampoos, resultando em descoloração do produto. Os surfactantes em shampoos interferem na atividade bactericida de antibacterianos. Este fato deve ser considerado durante a seleção de conservantes. Portanto, maiores concentrações de conservantes são necessárias em shampoos.

PerfumesPerfumes

As fragrâncias selecionadas devem ser solúveis e compatíveis com o shampoo. Isso significa que a viscosidade e a estabilidade não devem ser afetadas. As fragrâncias de ervas, frutados ou florais podem ser usadas em shampoos.

Formulação

Shampoos podem ser classificados nos seguintes grupos principais:

  1. Shampoos líquidos transparentes
  2. Shampoos líquidos de creme/loção
  3. Shampoos de creme
  4. Shampoos de gelShampoos de gel
  5. Shampoos secos/em pó
  6. Shampoos de espuma de aerossol

Shampoos líquidos transparentes

Shampoos líquidos claros podem ser preparados com detergentes com ponto de nuvem mais baixo. Estes também podem ser feitos com detergentes e alcalonamidas.
Shampoo líquido claro concentrado pode ser preparado com sulfato de lauryl de monoetanolamina mais solúvel. Estes shampoos podem ser usados por cabeleireiros diluindo no momento do uso. A composição desse shampoo é sulfato de louro de monoetanoolamina (70%), amida diethanol de coco (2%), cor, perfume e conservante em pequena quantidade.

liquid creamy shampooShampoos de creme líquido ou loção

Estes podem ser preparados adicionando um opacificador como o monosteaato de etileno glicol ou distearate de etilenoglicol para limpar shampoos líquidos.
Estes, no entanto, têm uma tendência a redissolve em shampoo em tempo quente. Estearato de magnésio insolúvel pode ser adicionado para superar esse problema.

Shampoos de creme

Cabeleireiros profissionais exigem shampoos de creme. Geralmente, estes constituem sulfatos de alquila de sódio (38%) que dão produtos de consistência firme. Álcool cetyl (7%) pode ser adicionado como um construtor. Uma alcalonamida como diethanolamida de coco, isopropanolamida lauric pode ser adicionada na concentração de 1 a 2% como estabilizador de espuma.
A desvantagem é que uma massa de cristais presentes no shampoo pode dissolver-se em água quente, tornando o produto escorrendo e translúcido. No resfriamento, ocorre a recristalização e os cristais formados podem ser grandes, aparecendo como caroços ou massa fibrosa.

Shampoos de gelShampoos de gel

Shampoos de gel são muitas vezes formulados com detergente sozinho ou em combinação com sabão.
Variando as proporções de sabão de coco trietanolamina, sulfato de louro de trietanolamina e sulfato de lauryl de sódio, diferentes texturas podem ser preparadas.
Shampoos de gel também podem ser preparados engrossando os shampoos líquidos claros convencionais com éteres de hidroxi-alquila ou metilcelulose ou alkanolamides. Combinações apropriadas de surfactantes aniônicos e anfoteréricos também podem produzir géis.

Shampoos em pó

Shampoos em pó são preparados com sabão em pó e diluentes como carbonato de sódio, bicarbonato de sódio, fosfato de dissódio ou bórax, ou sua combinação.

Tais formulações também estão disponíveis com ingredientes à base de plantas que se destinam a dar um leve efeito de coloração ao cabelo.

aerosol shampooTais formulações também estão disponíveis com ingredientes à base de plantas que se destinam a dar um leve efeito de coloração ao cabelo.

Shampoos disponíveis em embalagens de aerossol são chamados shampoos de aerossol. Shampoos para embalagem de aerossol são necessários para serem especialmente formulados. Quando pulverizada, a espuma deve ser gerenciável e deve ter bastante poder de permanência. Shampoos de aerossol são aplicados pulverizando na palma da mão. Em seguida, é completamente esfregado no cabelo que foi molhado com antecedência. Eles constituem base de xampu 90% e propulsores 10%.

A base de xampu pode ser preparada misturando: sulfato de lauryl de amônio/trietanolamina 60%; diethanolamina de coco 2%; e água, perfume, cor e conservantes.

Mais recentemente, o shampoo seco em forma de aerossol voltou à popularidade.

Shampoos especiais

Shampoos formulados para um propósito específico são shampoos caspas e shampoos para efeito de condicionamento. Estes dois são, de longe, os grupos mais importantes de shampoos que são comercializados para seus efeitos especiais.

how to make shampooShampoos anti-caspa

Como resultado da divisão celular em camadas mais profundas de epiderme, algumas células estão sempre sendo empurradas para cima em direção à superfície da pele. As células mais distantes da derme são keratinised e, posteriormente, derramadas. Isso é verdade para o couro cabeludo também. Um processo de queratinização e derramamento aumenta para uma taxa anormal devido a qualquer razão caso a função normal não sincronize.

Tal condição causa caspa. Em outra condição, há secreção anormal de sebo de glândulas sebáceas. A condição anterior é conhecida como seborrhoea sicca e esta última como seborrhoea oleos. Essas condições anormais do couro cabeludo estão geralmente associadas a um aumento no crescimento de bactérias e fungos. Isso pode levar a doenças de pele como acne e psoríase. As condições acima mencionadas devem, portanto, ser tratadas. Uma das abordagens é a preparação de shampoos medicados para caspa.

Um shampoo medicado é necessário para ter as seguintes funções:

  1. Deve limpar pelo cabelo e couro cabeludo e deve deixar o cabelo controlável.
  2. Não deve irritar as glândulas sebáceas e conter antimicrobísbicos para evitar o crescimento do aumento da incidência de micróbios.
  3. Os ingredientes ativos não devem sensibilizar o couro cabeludo.
  4. Deve reduzir o grau de coceira e escala

Os componentes típicos dos shampoos utilizados para o tratamento da caspa incluem: Timo, zinco pirithione, resorcinol, sulfeto de selênio, alcatrão de carvão preparado, compostos de amônio quaternário, quando usado como base de xampu,.
O uso de timol, cânfora e mentol também foi exemplificado.

Thymol, mentol e cânfora são incorporados na formulação. Surfactantes cationicos com maior peso molecular possuem menor grau de ação bacteriana. Ao selecionar esses compostos, garantirá que a desgorduração do couro cabeludo e da irritação não ocorra para uso a longo prazo.

Destes, compostos quaternários de amônio são de interesse. Centrimida, uma mistura de dodecil, tetradecil e brometo de amônio de afiliação hexadecil é não irritante e não tóxica em diluições que são geralmente usadas. Outros compostos quaternários de amônio são cloreto de benzalkonium e cloreto de amônio de diethyl benzila esteraryl. Embora o cloreto de amônio benzilorico esterivo seja menos bacteriostático do que o cloreto de centrimida ou benzalkonium, mas seu uso melhora a aparência do cabelo. O centrimido é solúvel em 2 partes da água, mas o álcool é usado para que a clareza seja mantida durante o armazenamento. Em shampoos à base de dietilfotalato de centorimida também é adicionado para aumentar a viscosidade.

Shampoos de condicionamento

Os dois termos "shampoos de condicionamento" e "condicionadores de xampu" parecem significar a mesma coisa. Suas aplicações são as mesmas. A função principal de um shampoo de condicionamento é a limpeza. Também melhora a capacidade de gestão, sensação e aparência do cabelo. Considerando que os condicionadores desembaraçam os cabelos molhados e melhoram a capacidade de controle dos cabelos molhados e secos.
Compostos de amônio quaternário têm propriedades de condicionamento. As propriedades de condicionamento em compostos de amônio quaternário são transmitidas pela ação relativamente grande e complexa que é substantiva à proteína. A carga estática é removida devido à absorção de compostos de amônio quaternário na fibra capilar. Isso reduz o atrito entre os fios de cabelo individuais. Assim, o cabelo se torna mais gerenciável. Produtos satisfatórios podem ser preparados usando cloreto de amônio de dimetil de estereal.

Assine agora – Receba as últimas notícias e atualizações do AustraLab

Você também pode gostar...

© 2020  AustraLab

pt_BRPortuguese